sexta-feira, 26 de março de 2010

Por um lindésimo de segundo




tudo em mim
anda a mil
tudo assim
tudo por um fio
tudo feito
tudo estivesse no cio
tudo pisando macio
tudo psiu

tudo em minha volta
anda às tontas
como se as coisas
fossem todas
afinal de contas


Paulo Leminski

sexta-feira, 12 de março de 2010


― O que é bom e o que assusta a gente é que... por exemplo, eu posso fazer minhas coisas... que eu tenho daqui para diante uma coisa que ainda não existe, sabe?
― Pois então? o futuro...
― Sim, mas é horrível, não é? dizia ela ardente e risonha.



Clarice Lispector, O Lustre.


domingo, 7 de março de 2010

Carta de Despedida

De Ana Cristina César

eu me tinha iludido! eu me tinha iludido! a repetição é fundamental, meu caro, a repetição é fundamental, mas eu me sinto um pouco assim, assim, vamos embora, vamos dizer que tudo não passa, vamos dizer que medéia te espera: medeia tem um aspecto mais moderno do que se podia imaginar: ando tal como um hamster , corro pra lá e pra cá qual exatamente um hamster (e não um hamster ferido). chega um ponto. eu sinto falta. digamos que é hora de começar a escrever “as memórias”. imaginárias memórias boreais. tudo tão antigamente sugestivo. imaginá-las auroras. munir-se de exemplos. contando-as criticamente. este projeto me atrai. o que é a metafísica? eu sinto que me desgarro, me desgarro, me des-garra rútila no portal. eu tinha me iludido! espero qualquer chegada com uma frase: eu tinha me iludido. acho que vou me suicidar.




“Porque estar vivo, verdadeiramente vivo, é horrível” - GH



"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços o meu pecado de pensar."

Clarice Lispector, Um Sopro de Vida.