quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro... Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo o interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu... Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meu grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você, sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para uma inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue pra você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma."
Clarice Lispector - Correspondências

O senhor pode conferir. Eu fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento. Só fiz bobagens e me dei mal quando ouvi este louco coração de criança que insiste em não endurecer e se recusa a envelhecer. _________ Deve haver um porto!

6 comentários:

  1. "Fumar ajuda no convívio com as pessoas", Lygia Fagundes Telles.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito.
    pegar o que me pertence, literalmente, é o que devo fazer. Há tanto tempo...

    :)

    ResponderExcluir
  3. clarice é fodaaa
    fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu perdi a conta de quantas vezes parei para reler cada trexo desse texto. Você já deve estar cansado de saber, mas você e Clarice tem o dom de me acalmar, alias você por meio dela, enfim. " Fumar ajuda o convívio com as pessoas. " Pura, verdade. rá.
    Enfim, é bom saber que tenho um leito que me acompanha de verdade. Rodolpho você é um dos poucos nos meus 60 seguidores. Obrigada de coração.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Muito, mas muito bom mesmo!!!
    Clarice é simplesmente demaissss!!!
    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Lindo lindo lindo, sem palavras. Clarice me tira a respiração sempre.ah como é bom passar por aqui, as fotos estão lindas demais.

    ResponderExcluir

É para você que escrevo, é para você.