sábado, 23 de janeiro de 2010

Replay de pessoa, mesmo que doa.

Seco e árido. Embora tenha chovido esses dias, existe alguma coisa pesada, arrastada e com sede. Sede que água não mata. E acorda e ri e finge que vive (e chora). E acorda e se ilude que vive e faz rir e rir (e chora). Repete o que paulatinamente ensinaram para repetir. Dores? Repetidas. Felicidades mentirosas? Repetidas. Repetidas? Repetidas. E fingir surpresa? o que mais se repete.

Ser pessoa cansa. Ou será que achar ser pessoa de verdade é o que realmente cansa? Repetidas de novo. A mentira é exaustiva. E a verdade um fardo pesado de mais para ser suportada por muito tempo. A linha tênue que ninguém segue. Excesso. Sobras. Pessoa? Desequilíbrio.

O entusiasmo das capas de jornais. Passam da validade, mas há novas edições todos os dias. Recompondo-se verdades e mentiras. As palavras que não se afastam muito do tema que se chama vida. Vida? verdadeira-mentirosa.

Sorrisos forjados. Pega-se emprestado a dor do vizinho. Devolve-se? É claro! É proibido doer, só às escuras. Doer sozinho. Compreensão é palavra camuflada com outros sentidos. Se utilizada em seu real significado extrapola-se a linha tênue. Desequilíbrio? Pessoa. Alegrias roubadas e fingidas. Mentirosas. Ah, verdade e mentira, não se afastem muito da vida! Teriam-se outras palavras para encobrir falhas, justificativas, enigmas? Sinônimos, é claro!

Encenando e improvisando. Aproximando-se do que é ser pessoa. Ou afastando-se, muito possível também. E aos que ficam em cima do muro da linha, sentem e aguardem: serão catalogados logo logo. Se é mentira ou verdade? É humano, é pessoa.


cuspidas dia 22 de janeiro/2010, às 23hrs.





Se tiver coragem, eu me deixarei continuar perdida.
Mas tenho medo do
que é novo e tenho medo de viver o que não entendo quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação.


Clarice Lispector

6 comentários:

  1. Enquanto é novidade, gosto. Depois não sei, devo não gostar mais. Cazuza:


    "e eu já tô cansado de não gostar de mim", fala por mim.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto retrata bem como "forjamos"felicidade,mentimos para agradar e fazemos nossas vidas exaustivas.

    parabens garota!!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que me reflete? Não sei. E o não sei é sobre não saber se devo confessar. Até as verdades mais verdadeiras, podem parecer mentiras. E as mentiras mais mentirosas, parecerem verdadeiras.
    Essa vida que nos exige somente nos instantes-agora. Se deixar para viver depois, bláu bláu. Passou. E não, por mais que alguns acreditem: Não dá para viver de passado. É cruel. É injusto. Mesmo que pareça a única alternativa.
    Sim, tudo parece muito, quase nada é o que é. Cru.


    Beijo,

    ResponderExcluir
  4. Ok...então parabêns garoto...

    então são dois talentos!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado pela visita e comentário. pode seguir sim, esteja a vontade para isso. quanto ao blog aqui, nada, nem um pouco lispector, né...rs


    abraços

    r.

    ResponderExcluir
  6. simplismente perfeito, essa mulher é uma insparação.
    eu não consigo escrever textos tão longos e perfeitos assim.
    sou mais curta, direta.
    mas ela se supera de mais.

    beijao

    ResponderExcluir

É para você que escrevo, é para você.