domingo, 7 de março de 2010

Carta de Despedida

De Ana Cristina César

eu me tinha iludido! eu me tinha iludido! a repetição é fundamental, meu caro, a repetição é fundamental, mas eu me sinto um pouco assim, assim, vamos embora, vamos dizer que tudo não passa, vamos dizer que medéia te espera: medeia tem um aspecto mais moderno do que se podia imaginar: ando tal como um hamster , corro pra lá e pra cá qual exatamente um hamster (e não um hamster ferido). chega um ponto. eu sinto falta. digamos que é hora de começar a escrever “as memórias”. imaginárias memórias boreais. tudo tão antigamente sugestivo. imaginá-las auroras. munir-se de exemplos. contando-as criticamente. este projeto me atrai. o que é a metafísica? eu sinto que me desgarro, me desgarro, me des-garra rútila no portal. eu tinha me iludido! espero qualquer chegada com uma frase: eu tinha me iludido. acho que vou me suicidar.




“Porque estar vivo, verdadeiramente vivo, é horrível” - GH



"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços o meu pecado de pensar."

Clarice Lispector, Um Sopro de Vida.


3 comentários:

  1. Embora digam que esta "carta de despedida" não é realmente o que o nome lhe empresta (porque foi escrita bem antes dela se suicidar) - o que importa é o fato que já pensava em fazê-lo.

    E estar vivo também é horrível. E me lembra Caio que pergunta se viver não é sinônimo de perguntar. Achou a resposta?

    Num outro momento Clarice diz que os animais não-humanos estão à nossa frente, pois não têm o obstáculo que é o pensamento - que lhes trai toda a ação.

    ResponderExcluir
  2. Essa seqüência de textos fortes refletindo personalidades tão tristes me deixou atordoado.
    E digo mais, a sua explicação aqui acima também me fez doer.
    Existir dói,mas não dói em todas as pessoas.Acredito que alguns de nós ( seres humanos ) somos mais parecidos com eclipses.
    Observo tanta gente que simplesmente existe, que simplesmente está ali e outros que teimam em pensar,pensar e refletir e constatar e sentir.
    E me apossando um pouco de Luís F. Veríssimo e eu faço uma versão de uma frase dele:
    “Viver dói por uma semana, um mês,anos e para os desavisados dói a vida inteira...

    ResponderExcluir
  3. A Clarice é tão intensa que as vezes me assusta um pouco. E sobre viver, aí eu cito Guimarães: 'Viver é negócio muito perigoso'.

    Abraço.

    ResponderExcluir

É para você que escrevo, é para você.